IComp/UFAM traça metas para os próximos 15 anos
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- Category: Notícias e Eventos
- Published: 31 March 2016
O Instituto de Computação (IComp) da Universidade Federal do Amazonas iniciou hoje o 13º Seminário de Avaliação e Planejamento (SAP). O objetivo do evento é traçar as metas da unidade acadêmica para os próximos 15 anos, envolvendo os seguintes eixos: graduação, pós-graduação, empreendedorismo e inovação e ambiente de trabalho.
O seminário encerra na sexta-feira e, tomando como base o planejamento da UFAM, vai definir ações para alcançar os objetivos.
No ano passado, o curso de Ciência da Computação da UFAM foi considerado o melhor curso do Brasil, de acordo com o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). “Isso é fruto do planejamento anual que fazemos. Estamos na 13ª edição do SAP, que recebeu elogios de outros setores da universidade e é citado como exemplo de sucesso”, disse o diretor do IComp, professor Ruiter Caldas.
Software analisa comportamento de estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem
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- Published: 24 March 2016
As dificuldades para acompanhar o desempenho acadêmico de alunos em cursos oferecidos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e os altos índices de reprovação, evasão e desistência fez com o pesquisador, Jath Silva, desenvolvesse uma ferramenta de apoio capaz de realizar a análise de comportamento de estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem.
A pesquisa está sendo realizada na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) conta com o apoio do governo do Estado via Fundação de Amparo de à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduandos para o Interior do Estado Amazonas (RH- Interiorização).
De acordo com o pesquisador, para oferecer uma ferramenta de monitoramento desempenho foi criado o WebMonitor, que consiste em um plugin desenvolvido para o AVA Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). A ferramenta, segundo Silva, busca auxiliar o responsável acadêmico no acompanhamento da participação de alunos em atividades como postagem de arquivos e interação em fóruns de discussão.
“Os dados serão exibidos conforme solicitação do usuário a partir do acesso ao aplicativo. A análise desta informação mostra um perfil detalhado do desempenho da turma no ambiente virtual e dá a professores e mediadores condições de identificar possíveis desistências, reprovações ou evasão de alunos”, explicou o pesquisador.
O trabalho que conta com a orientação da doutora em Informática na Educação, Elaine Harada Oliveira, já foi desenvolvido e apresentou resultados positivos nos testes preliminares. Mas, ainda será necessário passar por testes e validação para garantir que não irá causar problemas ao usuário.
A ideia de criar essa ferramenta, segundo Silva, surgiu por meio de conversas com professores e coordenadores de cursos do Centro de Educação a Distância (CED) e com e com a equipe da Coordenação de Tecnologia da Ufam. Ele disse que, na ocasião, foi realizado um levantamento sobre os dados aprovação, reprovação e desistência nos cursos de graduação oferecidos e gerenciados pelo CED/UFAM.
A pesquisa foi realizada com dados de turmas da disciplina de Informática no Ensino de Física, do curso de Física da Ufam. De acordo com o pesquisador, a disciplina é dividida em 50% da carga horária apoiada no AVA, onde os alunos acessam um ambiente virtual e realizam suas atividades online, tirando suas dúvidas com um professor e um tutor em encontros presencial, realizados duas vezes por semana.
Funcionamento
De acordo com o pesquisador, a ferramenta deverá funcionar da seguinte forma: o plugin pode ser instalado no Ava Moodle passando a ser uma extensão desse sistema. Sua funcionalidade, segundo silva, consiste em recuperar as informações sobre o acesso e interações dos alunos do curso e apresentar as informações ao professor ou tutor.
“A ferramenta utiliza recurso de visualização de informação, ou seja, tem como finalidade potencializar a apropriação de informação pelo usuário, por meio de recursos gráficos. Diferente dos métodos tradicionais de apresentação de relatórios presente nas maiorias dos sistemas de gerenciamento de curso, geralmente em forma de planilha ou tabelas, a ferramenta desenvolvida utiliza gráficos interativos (o usuário pode manipular os gráficos modificando a forma de apresentação, reduzir ou ampliar o universo dos dados, etc)”, explicou o pesquisador.
Para o pesquisador o apoio financeiro concedido através das bolsas é importante para realizar os trabalhos de pesquisas. “Os recursos nos auxilia nas despesas com transporte, estadia e alimentação, principalmente para pesquisadores que se enquadram na modalidade de bolsa de interiorização, pois são pesquisadores que estão fora de suas sedes e por isso precisam desse apoio para se manterem financeiramente”, disse Silva.
Esterffany Martins / Agência Fapeam
Inscrições para Seleção 2016/01 do PPGI estão finalizadas!
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- Published: 03 November 2015

Prova de conhecimentos para o Processo de Seleção 2016/01 do PPGI.
No dia 08 de Janeiro de 2016 será realizada às 14h (até às 18h) a Prova de Conhecimentos para o Processo de Seleção 2016/01 do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) nas Salas 08, 10 e 14, Térreo, do Bloco Paulo Burheim, Setor Sul do Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas. Clique aqui para ver como chegar ao local.
Qualquer dúvida, entrem em contato pelo email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
DATAS IMPORTANTES
- Inscrição e entrega de documentação: de 03 de novembro a 16 de dezembro de 2015.
- Prova de Conhecimentos: 08 de Janeiro de 2016.
- Divulgação do Resultado da Prova de Conhecimentos: 15 de Janeiro de 2016.
- Divulgação do resultado da seleção: 26 de Fevereiro de 2016.
- Início das atividades: Março de 2016.
INSCRIÇÃO
- Como se inscrever: as inscrições só poderão ser efetuadas de forma online no site do PPGI.
- Confirmação da inscrição: a inscrição no processo é feita através do preenchimento de formulários eletrônicos disponíveis no site do PPGI e da apresentação da documentação relacionada a seguir. É necessário que os formulários e toda a documentação sejam disponibilizados pelos candidatos no período estabelecido através do sistema de inscrição.
- Edital do processo de seleção: o edital completo do processo de seleção 2016/01 do PPGI pode ser obtido neste link.
- A 1ª Retificação deste edital pode ser obtida neste link.
ÁREAS DE PESQUISA E VAGAS OFERECIDAS
Ao total, existem 06 áreas de pesquisa no PPGI, que subdividem-se em outras linhas de atuação: Banco de Dados e Recuperação de Informação, Inteligência Artificial, Otimização, Algoritmos e Complexidade Computacional, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, Sistemas Embarcados e Engenharia de Software, Visão Computacional e Robótica.
Serão ofertadas 30 (trinta) vagas para o curso de Mestrado e 15 (quinze) vagas para o curso de Doutorado.
RESULTADO DOS PEDIDOS DE ISENÇÃO
Confira aqui o Resultado dos Pedidos de Isenção para a Inscrição do processo de seleção 2016 do PPGI.
Seleção 2016/02
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- Category: Notícias e Eventos
- Published: 03 November 2015

Chamada de inscrição para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) - Edital 017/2016 - PROPESP/UFAM.
DATAS IMPORTANTES
- Inscrição e entrega de documentação: de 03 de Agosto a 12 de Agosto de 2016.
- Data da Prova de Conhecimentos: 19 de Agosto de 2016.
- Divulgação do resultado da seleção: 16 de Setembro de 2016.
- Início das atividades: 19 de Setembro de 2016.
INSCRIÇÃO
- Como se inscrever: as inscrições só poderão ser efetuadas de forma online no site do PPGI.
- Confirmação da inscrição: a inscrição no processo é feita através do preenchimento de formulários eletrônicos disponíveis no site do PPGI e da apresentação da documentação relacionada a seguir. É necessário que os formulários e toda a documentação sejam disponibilizados pelos candidatos no período estabelecido através do sistema de inscrição.
- Edital do processo de seleção: o edital completo do processo de seleção 2016/02 do PPGI pode ser obtido neste link.
ÁREAS DE PESQUISA E VAGAS OFERECIDAS
Ao total, existem 06 áreas de pesquisa no PPGI, que subdividem-se em outras linhas de atuação: Banco de Dados e Recuperação de Informação, Inteligência Artificial, Otimização, Algoritmos e Complexidade Computacional, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, Sistemas Embarcados e Engenharia de Software, Visão Computacional e Robótica.
Serão ofertadas 06 (seis) vagas regulares e 02 (duas) vagas suplementares para o curso de Doutorado.