As dificuldades para acompanhar o desempenho acadêmico de alunos em cursos oferecidos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e os altos índices de reprovação, evasão e desistência fez com o pesquisador, Jath Silva, desenvolvesse uma ferramenta de apoio capaz de realizar a análise de comportamento de estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem.

A pesquisa está sendo realizada na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) conta com o apoio do governo do Estado via Fundação de Amparo de à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduandos para o Interior do Estado Amazonas (RH- Interiorização).

De acordo com o pesquisador, para oferecer uma ferramenta de monitoramento desempenho foi criado o WebMonitor, que consiste em um plugin desenvolvido para o AVA Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). A ferramenta, segundo Silva, busca auxiliar o responsável acadêmico no acompanhamento da participação de alunos em atividades como postagem de arquivos e interação em fóruns de discussão.

“Os dados serão exibidos conforme solicitação do usuário a partir do acesso ao aplicativo. A análise desta informação mostra um perfil detalhado do desempenho da turma no ambiente virtual e dá a professores e mediadores condições de identificar possíveis desistências, reprovações ou evasão de alunos”, explicou o pesquisador.

O trabalho que conta com a orientação da doutora em Informática na Educação, Elaine Harada Oliveira, já foi desenvolvido e apresentou resultados positivos nos testes preliminares. Mas, ainda será necessário passar por testes e validação para garantir que não irá causar problemas ao usuário.

A ideia de criar essa ferramenta, segundo Silva, surgiu por meio de conversas com professores e coordenadores de cursos do Centro de Educação a Distância (CED) e com e com a equipe da Coordenação de Tecnologia da Ufam. Ele disse que, na ocasião, foi realizado um levantamento sobre os dados aprovação, reprovação e desistência nos cursos de graduação oferecidos e gerenciados pelo CED/UFAM.

A pesquisa foi realizada com dados de turmas da disciplina de Informática no Ensino de Física, do curso de Física da Ufam. De acordo com o pesquisador, a disciplina é dividida em 50% da carga horária apoiada no AVA, onde os alunos acessam um ambiente virtual e realizam suas atividades online, tirando suas dúvidas com um professor e um tutor em encontros presencial, realizados duas vezes por semana.

Funcionamento

De acordo com o pesquisador, a ferramenta deverá funcionar da seguinte forma: o plugin pode ser instalado no Ava Moodle passando a ser uma extensão desse sistema. Sua funcionalidade, segundo silva, consiste em recuperar as informações sobre o acesso e interações dos alunos do curso e apresentar as informações ao professor ou tutor.

“A ferramenta utiliza recurso de visualização de informação, ou seja, tem como finalidade potencializar a apropriação de informação pelo usuário, por meio de recursos gráficos. Diferente dos métodos tradicionais de apresentação de relatórios presente nas maiorias dos sistemas de gerenciamento de curso, geralmente em forma de planilha ou tabelas, a ferramenta desenvolvida utiliza gráficos interativos (o usuário pode manipular os gráficos modificando a forma de apresentação, reduzir ou ampliar o universo dos dados, etc)”, explicou o pesquisador.

Para o pesquisador o apoio financeiro concedido através das bolsas é importante para realizar os trabalhos de pesquisas. “Os recursos nos auxilia nas despesas com transporte, estadia e alimentação, principalmente para pesquisadores que se enquadram na modalidade de bolsa de interiorização, pois são pesquisadores que estão fora de suas sedes e por isso precisam desse apoio para se manterem financeiramente”, disse Silva.

Esterffany Martins / Agência Fapeam