Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Descrição e Normas

O que é?

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um requisito curricular necessário para a obtenção do grau de Bacharel em Ciência da Computação (versão 2012) e Bacharel em Sistemas de Informação. No antigo currículo do curso de Ciência da Computação, as disciplinas de Projeto Final I (PF1) e Projeto Final II (PF2) são equivalentes ao TCC.

Objetivos

  • Promover a integração entre teoria e prática.
  • Fortalecer a consolidação, em torno de um projeto, do conteúdo de diversas disciplinas adquiridos durante o curso.
  • Desenvolver no aluno as habilidades de apresentação oral de ideias, e de redação de textos técnicos de forma clara, concisa e objetiva.

Carga Horária

O TCC tem carga horária de 150 (cento e cinquenta horas), as quais devem ser cumpridas em um período letivo.

Os PF1 e PF2 têm carga horária de 150 (cento e cinquenta horas). Cada um deles deve ser cumprido em um período letivo.

Nenhum trabalho final de curso pode ser cumprido durante curso de férias, conforme Art. 6 da Resolução nº 069/2010-CEG/CONSEPE, que regulamenta o processo de oferta de disciplinas em períodos especiais.

Avaliação

O aluno de TCC receberá três notas ao longo da disciplina:

  • 1ª nota (P1): revisão bibliográfica.
  • 2ª nota (P2): resultados intermediários.
  • 3ª nota (PF): monografia e apresentação no Workshop.

A 3ª nota será dada pela média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores da banca de apresentação. A nota de cada avaliador será calculada pela soma das notas atribuídas aos seguintes critérios:

  • Documento escrito (nota de 0 a 7).
  • Apresentação oral (nota de 0 a 3).

A média final (MF) da disciplina de TCC será determinada pela seguinte fórmula:

MF = (P1 + P2 + 2 * PF) / 4

Aproveitamento de Artigo

  1. Se o aluno tiver um artigo publicado em periódico com corpo editorial (comitê revisor), então pode aproveitá-lo como TCC ou PF1/PF2 em uma das seguintes formas:
    1. Institucionalmente. Para tanto, deve-se preencher o formulário de Aproveitamento de Estudos – Atividades Institucionais, disponível no site da PROEG. Tal formulário deve ser entregue na secretaria do IComp na época estipulada pelo calendário acadêmico. A dispensa de créditos será lançada pela PROEG no histórico do aluno antes do término do período corrente. O aluno não precisa se matricular na disciplina (TCC, PF1 ou PF2).
    2. Ao longo da disciplina. Neste caso, o aluno deve se matricular na disciplina (TCC, PF1 ou PF2) e comprovar, junto ao Coordenador da disciplina, a publicação do artigo, nas duas primeiras semanas do período. Ao final do período, o professor lançará nota 10 (dez) no histórico do aluno, desde que este participe do Workshop de Monografias. Durante o Workshop, o aluno deverá apresentar os resultados do artigo publicado, no lugar de uma monografia.
  2. Se o aluno tiver um artigo publicado em anais de conferência com corpo editorial (comitê revisor), então pode aproveitá-lo como TCC ou PF1/PF2 apenas ao longo da disciplina (caso B acima).

Documentação. O aluno deverá apresentar os seguintes documentos para aproveitamento de artigo:
(1) Cópia do artigo completo
(2) Carta de aceite
(3) Relação dos membros do corpo editorial (comitê revisor) do periódico ou conferência.

Infográfico

Diagrama 

You are here: Home Graduação Trabalho de Conclusão de Curso Descrição e Normas