ENADE

O que é o ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.

O ENADE é realizado a cada três anos para um determinado curso de graduação. Por exemplo, os cursos da área de Computação foram avaliados em 2005, 2008 e 2011.

Nesta edição do ENADE de 2014, os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação serão avaliados separadamente pela primeira vez.

A realização da prova do ENADE é obrigatória para os alunos inscritos. O ENADE é considerado um componente curricular obrigatório, tal como uma disciplina de Algoritmo e Estrutura de Dados, ou o Trabalho de Conclusão de Curso, por exemplo. Da mesma forma que um aluno não cola grau sem cursar uma disciplina obrigatória, o mesmo acontece com o ENADE.

Mais informações no site do INEP.

Orientações do IComp/UFAM para o Enade 2014.

Cronograma do ENADE

As principais atividades previstas para o Enade 2014 e respectivos responsáveis estão descritos no quadro abaixo.

Data Assunto Responsável
01/jul a 08/ago Período de inscrição de estudantes habilitados (regulares) ao Enade 2014 UFAM
12/ago a 21/ago Período de divulgação pública da lista de estudantes inscritos Inep
19/set Divulgação eletrônica da lista de estudantes inscritos e convocados ao Enade 2014 Inep
21/out a 23/nov Período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante e consulta ao local de prova Estudante
23/nov Aplicação das provas do Enade 2014 Inep

Provas anteriores do ENADE

  1. Questões e gabaritos das provas de Computação 2005, 2008 e 2011. Fonte: Inep.
  2. Prova comentada do ENADE 2008 de Computação. Fonte: PUC-RS.

Conteúdos do ENADE 2014

A prova é composta por dois grupos de questões:

Formação Geral

No componente de Formação Geral, serão verificadas as seguintes habilidades e competências:

  1. Ler, interpretar e produzir textos;
  2. Extrair conclusões por indução e/ou dedução;
  3. Estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações;
  4. Fazer escolhas valorativas avaliando consequências;
  5. Argumentar coerentemente;
  6. Projetar ações de intervenção;
  7. Propor soluções para situações-problema;
  8. Elaborar sínteses;
  9. Administrar conflitos.

As questões do componente de Formação Geral versam sobre os seguintes temas:

  1. Cultura e arte;
  2. Avanços tecnológicos;
  3. Ciência, tecnologia e sociedade;
  4. Democracia, ética e cidadania;
  5. Ecologia;
  6. Globalização e política internacional;
  7. Políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, transporte, segurança, defesa e desenvolvimento sustentável;
  8. Relações de trabalho;
  9. Responsabilidade social: setor público, privado e terceiro setor;
  10. Sociodiversidade e multiculturalismo: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão e relações de gênero;
  11. Tecnologias de informação e comunicação;
  12. Vida urbana e rural.

Fonte: Site do Inep.

Componente Específico

Nesta edição do ENADE de 2014, os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação serão avaliados separadamente pela primeira vez. Ou seja, não haverá um núcleo comum de questões aos três cursos.
Na verdade, apenas na prova de Ciência da Computação haverá um núcleo de 11 questões comuns às modalidades de Bacharelado e de Licenciatura no componente específico. Os alunos do Bacharelado em Ciência da Computação deverão ficar atentos para responder as demais 19 questões exclusivas da modalidade.
Os conteúdos programáticos, bem como as competências e habilidades a serem cobertos no exame de cada curso, estão especificados nos artigos 5º, 6º e 7º das seguintes portarias.

1) Ciência da Computação (Bacharelado e Licenciatura):

2) Sistemas de Informação

3) Engenharia de Computação

Formato da prova do ENADE

A prova é composta de 40 questões, assim distribuídas:

Realização da prova do ENADE 2014:

Distribuição das respostas dos alunos da UFAM no ENADE 2011

A página 17 do Relatório do Curso de Computação da UFAM no Enade 2011 apresenta uma tabela que contém a distribuição das respostas que os alunos da UFAM marcaram nas questões objetivas do Enade de Computação em 2011. Se você analisar atentamente essa tabela, poderá verificar quais alternativas seus colegas em 2011 tenderam a marcar erroneamente em relação ao gabarito oficial.

Por exemplo, na questão 15, sobre Redes de Computadores, a maioria (51,3%) dos alunos da UFAM marcaram a alternativa C. Porém, a resposta correta era a D. Por que será? Você pode voltar ao enunciado da questão 15 e tentar entender por que boa parte dos seus colegas erraram essa questão em 2011. Esta é boa boa forma de revisar os conteúdos para o exame.