Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

ENADE

O que é o ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.

O ENADE é realizado a cada três anos para um determinado curso de graduação. Por exemplo, os cursos da área de Computação foram avaliados em 2005, 2008 e 2011.

Nesta edição do ENADE de 2014, os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação serão avaliados separadamente pela primeira vez.

A realização da prova do ENADE é obrigatória para os alunos inscritos. O ENADE é considerado um componente curricular obrigatório, tal como uma disciplina de Algoritmo e Estrutura de Dados, ou o Trabalho de Conclusão de Curso, por exemplo. Da mesma forma que um aluno não cola grau sem cursar uma disciplina obrigatória, o mesmo acontece com o ENADE.

Mais informações no site do INEP.

Orientações do IComp/UFAM para o Enade 2014.

Cronograma do ENADE

As principais atividades previstas para o Enade 2014 e respectivos responsáveis estão descritos no quadro abaixo.

Data Assunto Responsável
01/jul a 08/ago Período de inscrição de estudantes habilitados (regulares) ao Enade 2014 UFAM
12/ago a 21/ago Período de divulgação pública da lista de estudantes inscritos Inep
19/set Divulgação eletrônica da lista de estudantes inscritos e convocados ao Enade 2014 Inep
21/out a 23/nov Período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante e consulta ao local de prova Estudante
23/nov Aplicação das provas do Enade 2014 Inep

Provas anteriores do ENADE

  1. Questões e gabaritos das provas de Computação 2005, 2008 e 2011. Fonte: Inep.
  2. Prova comentada do ENADE 2008 de Computação. Fonte: PUC-RS.

Conteúdos do ENADE 2014

A prova é composta por dois grupos de questões:

  • 10 questões de formação geral, comuns a todos os cursos avaliados
  • 30 questões de componente específico de cada curso

Formação Geral

No componente de Formação Geral, serão verificadas as seguintes habilidades e competências:

  1. Ler, interpretar e produzir textos;
  2. Extrair conclusões por indução e/ou dedução;
  3. Estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações;
  4. Fazer escolhas valorativas avaliando consequências;
  5. Argumentar coerentemente;
  6. Projetar ações de intervenção;
  7. Propor soluções para situações-problema;
  8. Elaborar sínteses;
  9. Administrar conflitos.

As questões do componente de Formação Geral versam sobre os seguintes temas:

  1. Cultura e arte;
  2. Avanços tecnológicos;
  3. Ciência, tecnologia e sociedade;
  4. Democracia, ética e cidadania;
  5. Ecologia;
  6. Globalização e política internacional;
  7. Políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, transporte, segurança, defesa e desenvolvimento sustentável;
  8. Relações de trabalho;
  9. Responsabilidade social: setor público, privado e terceiro setor;
  10. Sociodiversidade e multiculturalismo: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão e relações de gênero;
  11. Tecnologias de informação e comunicação;
  12. Vida urbana e rural.

Fonte: Site do Inep.

Componente Específico

Nesta edição do ENADE de 2014, os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação serão avaliados separadamente pela primeira vez. Ou seja, não haverá um núcleo comum de questões aos três cursos.
Na verdade, apenas na prova de Ciência da Computação haverá um núcleo de 11 questões comuns às modalidades de Bacharelado e de Licenciatura no componente específico. Os alunos do Bacharelado em Ciência da Computação deverão ficar atentos para responder as demais 19 questões exclusivas da modalidade.
Os conteúdos programáticos, bem como as competências e habilidades a serem cobertos no exame de cada curso, estão especificados nos artigos 5º, 6º e 7º das seguintes portarias.

1) Ciência da Computação (Bacharelado e Licenciatura):

2) Sistemas de Informação

3) Engenharia de Computação

Formato da prova do ENADE

A prova é composta de 40 questões, assim distribuídas:

  • 10 questões da parte de formação geral
    • 08 questões de múltipla escolha
    • 02 questões discursivas
  • 30 da parte de formação específica de cada curso
    • 27 questões de múltipla escolha
    • 03 questões discursivas

Realização da prova do ENADE 2014:

  • Data: 23 de novembro de 2014.
  • Local: a ser divulgado em 21 de outubro.
  • Limite de chegada ao local da prova: até as 12h15mim (horário de Brasília).
  • Início da prova: 13 horas (horário de Brasília). O estudante somente poderá sair da sala após 1 hora do início da prova.
  • Duração: 4 (quatro) horas.

Distribuição das respostas dos alunos da UFAM no ENADE 2011

A página 17 do Relatório do Curso de Computação da UFAM no Enade 2011 apresenta uma tabela que contém a distribuição das respostas que os alunos da UFAM marcaram nas questões objetivas do Enade de Computação em 2011. Se você analisar atentamente essa tabela, poderá verificar quais alternativas seus colegas em 2011 tenderam a marcar erroneamente em relação ao gabarito oficial.

Por exemplo, na questão 15, sobre Redes de Computadores, a maioria (51,3%) dos alunos da UFAM marcaram a alternativa C. Porém, a resposta correta era a D. Por que será? Você pode voltar ao enunciado da questão 15 e tentar entender por que boa parte dos seus colegas erraram essa questão em 2011. Esta é boa boa forma de revisar os conteúdos para o exame.

Ensino de Graduação

O Instituto de Computação da UFAM dá suporte total à dois cursos de graduação, além de um apoio parcial a um terceiro curso, conforme descrito abaixo:

Bacharelado em Ciência da Computação

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação é resultado de um processo de consolidação do ensino e pesquisa em Ciência da Computação no Norte do país. Iniciado com a criação do curso de Processamento de Dados em 1989, este curso visa o desenvolvimento eficiente de sistemas computacionais.
Ciência da COmputação

Bacharelado em Sistemas de Informação

Sendo o mais novo curso do IComp, tem como objetivo o desenvolvimento de aplicações utilizando técnicas de sistemas de informação e desenvolvimento de projetos avançados através da engenharia de software.
Sistemas de Informação

Bacharelado em Engenharia da Computação

Apesar de não ser um curso do IComp, atuamos fortemente neste curso provido pela Faculdade de Tecnologia (FT). A Engenharia da Computação foca a parte da computação mais ligada ao hardware.
Engenharia da Computação

Estágio Não Obrigatório

O estágio supervisionado não é uma atividade obrigatória prevista em currículo do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFAM. Esse fato é preconizado pelo Parecer CNE/CES Nº 136/2012 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação.

No entanto, o aluno pode optar por realizar o Estágio Não Obrigatório. Para tanto, a empresa onde o aluno deseja estagiar deverá celebrar Convênio de Estágio com a UFAM e assinar Termo de Compromisso para a realização de estágio. Modelos desses documentos estão disponíveis na página do Departamento de Programas Acadêmicos (DPA) da PROEG.

Definição

O estágio é um procedimento didático-pedagógico de competência da Instituição de Ensino, a quem cabe decisão sobre a matéria.

Artigo 3º decreto 87.497 de 18/08/1982.

Portanto, emprego não é estágio. Estágio implica em aprendizado, quando o aluno tem a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos nas disciplinas de graduação em um ambiente organizacional, como forma de iniciação à profissionalização. Por outro lado, emprego implica em vínculo e em responsabilidades com uma empresa. Ou seja, no estágio, a graduação é prioridade. No emprego, a graduação é mero adorno.

Papel da UFAM

Zelar pela estreita aderência entre estágio e currículo, verificar compatibilidade entre horário escolar e estágio, orientar o estágio para viabilizar experiências práticas complementares, e acompanhar a vida acadêmica do aluno, evitando retenção acadêmica.

Legislação

O estágio é regulamentado pela Lei 11.788 de 25/09/08, e internamente através da Resolução 067/2011-CEG/CONSEPE.

Antes da realização do estágio, o discente deverá procurar o Coordenador de Curso para que este assine o termo de compromisso de estágio. 

Mais detalhes no site da PROEG.

Aproveitamento

Na versões 2016 e 2012 do currículo, o Estágio Não Obrigatório pode ser aproveitado de duas maneiras:

  1. Na disciplina ICC150 – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conforme regras específicas, entre elas a produção de uma monografia.
  2. Nas Atividades Complementares, conforme regras específicas.

Na versão 2001 do currículo, o Estágio Não Obrigatório pode ser aproveitado como Atividade Institucional. Podem ser aproveitados até 16 créditos optativos, respeitando-se os seguintes critérios:

  • Máximo de 04 créditos por período letivo em atividade de Estágio, cuja duração total não pode ultrapassar dois anos, como previsto em lei.
  • O total de créditos em Atividades Institucionais (Estágio, PIBIC, Monitoria, projetos, etc.) não deve ultrapassar o limite de 20,  conforme Art.10 da Resolução Nº 021/2007 – CONSEPE, de 27.04.2007.

Subcategories

  • Notícias e Eventos

    Notícias e eventos sobre o IComp.

  • Corpo Docente

    O Instituto de Computação é comporto por 34 professores, sendo 33 doutores e 1 especialista em Computação. Seus professores foram formados nas mais bens conceituadas universidades espalhadas ao longo do Brasil e do Mundo.

  • Cursos do IComp

    Id pretium sapien pellentesque est pretium neque lobortis laoreet id sed. Adipiscing neque et pulvinar orci tellus dolor lacus Aenean sapien porttitor. Nunc et Praesent vitae et nunc Sed lorem eros nibh Phasellus. Cursus dolor ut pharetra congue Morbi id Nulla Curabitur consectetuer lacus. Pellentesque eros habitasse turpis metus id vestibulum orci id Vestibulum pretium.

  • Ciência da Computação

    Quisque id Nulla Phasellus semper elit fames a ipsum eget consequat. Congue nibh eros faucibus pulvinar wisi dolor Aenean non ligula at. A Curabitur Cum dolor lorem convallis magna tempus libero vitae sodales. Dui vel vel pretium dolor accumsan semper tortor nibh sem ullamcorper. Libero dapibus tincidunt ac ante sagittis nonummy fames Phasellus facilisis Praesent. Vitae hac urna malesuada nisl risus In.

    Neque In convallis congue tincidunt dolor faucibus sem habitasse magna Integer. Enim Aenean quis In Pellentesque Vestibulum Curabitur adipiscing cursus tellus wisi. Odio eget quis Quisque convallis Nam Curabitur semper Vivamus enim congue. Lacinia neque nulla molestie urna nibh adipiscing sollicitudin et montes Nulla. Odio facilisi Fusce semper accumsan malesuada Donec dui pede.

  • Engenharia de Software

    Quisque id Nulla Phasellus semper elit fames a ipsum eget consequat. Congue nibh eros faucibus pulvinar wisi dolor Aenean non ligula at. A Curabitur Cum dolor lorem convallis magna tempus libero vitae sodales. Dui vel vel pretium dolor accumsan semper tortor nibh sem ullamcorper. Libero dapibus tincidunt ac ante sagittis nonummy fames Phasellus facilisis Praesent. Vitae hac urna malesuada nisl risus In.

    Neque In convallis congue tincidunt dolor faucibus sem habitasse magna Integer. Enim Aenean quis In Pellentesque Vestibulum Curabitur adipiscing cursus tellus wisi. Odio eget quis Quisque convallis Nam Curabitur semper Vivamus enim congue. Lacinia neque nulla molestie urna nibh adipiscing sollicitudin et montes Nulla. Odio facilisi Fusce semper accumsan malesuada Donec dui pede.

  • Sistemas de Informação
  • All videos
    Aliquam justo id et facilisis ipsum nulla tincidunt sed risus nunc. Dui ante dictumst laoreet Curabitur sollicitudin metus molestie amet Vivamus Vivamus. Tortor tristique tincidunt quis Pellentesque metus Praesent Curabitur hendrerit quis cursus. Libero risus Suspendisse condimentum rutrum nibh ridiculus ac dolor tempus velit. Tincidunt Vestibulum sagittis Quisque ipsum Suspendisse tellus justo id pharetra a.
  • Comming up

    Turpis ipsum amet vitae sem at mauris Sed velit malesuada facilisis. Enim accumsan ultrices Morbi at In nec lacinia Pellentesque ligula iaculis. Cursus Aenean mus malesuada id interdum tempus interdum pretium condimentum elit. Sed nonummy at eget semper cursus vitae et dapibus sapien faucibus. Lacus iaculis Vivamus nec tellus risus Ut leo auctor sollicitudin faucibus. Ultrices tellus enim elit quis nibh enim et elit dui Donec. Nunc ac fringilla.

  • Oraganização Administrativa

    O Instituto de Computação possui em seu organograma algumas funções administrativas alocadas para seus servidores, conforme relatado a seguir:

  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Programa de Tutoria Acadêmica
You are here: Home Graduação Outros ENADE Ensino