Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Estrutura Curricular

Grade Curricular: IE15 - Bacharelado em Sistemas de Informação

 

1º PERÍODO
Disciplina Sigla Créditos Carga Horária Pré-requisito
Introdução a Programação ICC020 5.4.1 90 horas ---
Fundamentos de Sistemas de Informação ICC101 4.4.0 60 horas ---
Álgebra Linear I IEM012 4.4.0 60 horas ---
Matemática Básica IEM772 4.4.0 60 horas ---
Inglês Instrumental I IHE130 4.4.0 60 horas ---
2º PERÍODO
Disciplina Sigla Créditos Carga Horária Pré-requisito
Introdução a Administração FAA011 4.4.0 60 horas ---
Algoritmos e Estruturas de Dados I ICC002 5.4.1 90 horas ---
Laboratório de Programação A ICC011 2.0.2 60 horas ICC020
Matemática Discreta ICC120 4.4.0 60 horas ---
Cálculo I IEM011 6.6.0 90 horas ---
3º PERÍODO
Disciplina Sigla Créditos Carga Horária Pré-requisito
Algoritmos e Estruturas de Dados II ICC003 5.4.1 90 horas ICC002
Laboratório de Programação B ICC012 2.0.2 60 horas ICC011
Fundamentos de Teoria da Computação ICC042 4.4.0 60 horas ICC120
Probabilidade e Estatística IEE001 4.4.0 60 horas ---
Cálculo II IEM021 6.6.0 90 horas IEM011
4º PERÍODO
Disciplina Sigla Créditos Carga Horária Pré-requisito
Introdução à Economia A FAE101 4.4.0 60 horas ---
Paradigmas de Linguagens de Programação ICC043 4.4.0 60 horas ICC020
Sistemas de Computação ICC064 5.4.1 90 horas ---
Introdução a Banco de Dados ICC205 4.4.0 60 horas ICC002
Introdução a Engenharia de Software ICC400 5.4.1 90 horas ICC020
5º PERÍODO
Disciplina Sigla Créditos Carga Horária Pré-requisito
Estratégia Organizacional FAA112 4.4.0 60 horas FAA011

Programação para Web

ICC007

  60 horas  
Redes de Computadores ICC309   60 horas  
Análise e Projetos de Sistemas ICC401 4.4.0 60 horas ICC400
Verificação e Validação de Software ICC408 4.4.0 60 horas ICC400
6º PERÍODO
Disciplina Sigla Créditos Carga Horária Pré-requisito
Comportamento Humanos nas Organizações FAA085 4.4.0 60 horas FAA011
Prática em Banco de Dados ICC210 2.0.2 60 horas ICC205
Gerência de Projetos ICC404 4.4.0 60 horas ICC400
Interação Humano-computador ICC406 4.4.0 60 horas ICC002
Prática em Análise e Projeto de Sistemas ICC410 2.0.2 60 horas ICC401
7º PERÍODO
Disciplina Sigla Créditos Carga Horária Pré-requisito
Empreendedorismo em Informática ICC103 4.4.0 60 horas ---
Informática, Ética e Sociedade ICC104 2.2.0 30 horas ---
Tópicos Especiais em Sistemas de Informação ICC190 4.4.0 60 horas ICC101
Auditoria e Segurança de Sistemas de Informação  ICC307 4.4.0 60 horas ICC101
8º PERÍODO
Disciplina Sigla Créditos Carga Horária Pré-requisito
Trabalho de Conclusão de Curso ICC150 4.4.0 150 horas ICC401
Estágio Supervisionado ICC151 6.0.6 180 horas ICC401

Typography (2)

This page presents most of typographical aspects of JA T3v2 Framework. Make your readers happy with great Typography and User Experience!

Preformatted text

Headings

This is a sample Heading 1. Lorem ipsum.

This is a sample Heading 2. Lorem ipsum.

This is a sample Heading 3. Lorem ipsum.

This is a sample Heading 4. Lorem ipsum.

This is a sample Heading 5. Lorem ipsum.

Special Content

Below is a sample of pre tag or code class:

#ja-rightcol {
  width: 180px;
  float: right;
  color: #EEEEEE;
}

This is a highlight phrase. Use class="highlight".

Blockquote

This is a sample Blockquote. Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

Someone famous in Source Title

This is a sample Blockquote. Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.!

Someone famous in Source Title

Dropcaps

This is a Magazine Style Drop Cap. The first letter in this paragraph is big. JA Templates bring into your Jooomla template the magazine drop cap technique and CSS2 includes the first-letter pseudo class.

Lists Style

Ordered List

  1. This is a sample Ordered List.
  2. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur
  3. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur
  4. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur

Un-Ordered List

  • This is a sample Unordered List.
  • Lorem ipsum dolor sit amet consectetur
  • Lorem ipsum dolor sit amet consectetur
  • Lorem ipsum dolor sit amet consectetur

Definition List

This is a sample Definition List.
Condimentum quis.
Congue Quisque augue elit dolor.
Congue Quisque augue elit dolor.

Special Unordered Lists

  •  This is a sample Arrow list.
  •  Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.
  •  This is a sample Arrowlist.
  •  This is a sample Star list.
  •  Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.
  •  This is a sample Starlist.
  •  This is a sample Check list.
  •  Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.
  •  This is a sample Checklist.

Block Number

01Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

02Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

03Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

ILorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

IILorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

IIILorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

iLorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

iiLorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

iiiLorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

Icons Style

Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

 Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

 Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

 Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

 Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

 Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

 Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

 Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

 Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

 Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

Message Boxes & Legend Styles

Message Boxes with Icons

This is a confirmation box. Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

This is a error message box. Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

This is a warning box. Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

This is a information. Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

This is a sticky. Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

This is a download box. Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

This is a system message box. Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

Rounded Message Boxes with Icons

This is a confirmation box. Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

This is a error message box. Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

This is a warning box. Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

This is a information. Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

This is a sticky. Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

This is a download box. Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

This is a system message box. Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer rutrum dignissim et neque id. Interdum pharetra in a metus congue In Sed Pellentesque tincidunt pharetra.

Legends

Legend - Style 1

Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer at elit augue In lorem. Quis Donec libero at Vivamus mi fringilla neque commodo at vitae.

Rounded Legends

Rounded Legend - Style 1

Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer at elit augue In lorem. Quis Donec libero at Vivamus mi fringilla neque commodo at vitae.

Buttons & Tags

Squared Tags

This is a sample Inline Tag. Use this to provide useful information.

This is a sample Inline Tag. Use this to provide useful information.

This is a sample Inline Tag. Use this to provide useful information.

This is a sample Inline Tag. Use this to provide useful information.

This is a sample Inline Tag. Use this to provide useful information.

This is a sample Inline Tag. Use this to provide useful information.

Rounded Tags

This is a sample Inline Tag. Use this to provide useful information.

This is a sample Inline Tag. Use this to provide useful information.

This is a sample Inline Tag. Use this to provide useful information.

This is a sample Inline Tag. Use this to provide useful information.

This is a sample Inline Tag. Use this to provide useful information.

This is a sample Inline Tag. Use this to provide useful information.

Forms

Form Fieldset

Templates Fieldset Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla dapibus sapien vel mauris viverra quis euismod dui tincidunt. Phasellus laoreet mattis est, eu vulputate sapien suscipit ac.
Special Fieldset - Style 1 Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla dapibus sapien vel mauris viverra quis euismod dui tincidunt. Phasellus laoreet mattis est.

Form Elements





Sobre o Curso

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação é resultado de um processo de consolidação do ensino e pesquisa em Ciência da Computação no norte do país, estando em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto - MEC, também atendendo à Nova lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.

O curso reflete o trabalho pioneiro desenvolvido ao longo de diversos anos, dentro de um reconhecido padrão de qualidade profissional. 

Sistemas de Informação

Identificação do Curso

  • Curso: Sistemas de Informação
  • Título: Bacharel em Sistemas de Informação
  • Área de conhecimento: Ciências Exatas
  • Código do curso no Portal do Aluno: IE15

Aspectos Legais do Curso

A regulamentação do exercício das atividades profissionais relacionadas com a informática, a computação, sistemas de informação, processamento de dados e outras correlatas estão dispostos no Projeto Lei 7109 de 2006 que está em tramitação no Congresso Nacional. No Artigo 3 o desse Projeto Lei afirma que “Enquanto não for implantado o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Informação e Computação, os detentores de diplomas adquiridos na
forma desta lei, registrarão os mesmos em repartição do Ministério do Trabalho na forma regulamentar, além de igual procedimento na instituição universitária determinada pela lei”.
A profissão possui um código na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) registrada no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sendo que o Analista de Sistemas Computacionais tem o CBO igual a 2124, podendo ser classificado em:

  • 2124-05 - Analista de Desenvolvimento de Sistemas - Analista de comércio eletrônico (e-commerce), Analista de sistemas de informática administrativa, Analista de sistemas web (webmaster), Analista de tecnologia de informação e
  • Consultor de tecnologia da informação;
  • 2124-10 - Analista de Redes e de Comunicação de Dados - Analista de comunicação (teleprocessamento), Analista de rede e Analista de telecomunicação;
  • 2124-15 - Analista de Sistemas de Automação;
  • 2124-20 - Analista de Suporte Computacional - Analista de suporte de banco de dados, Analista de suporte de sistema e Analista de suporte técnico.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o profissional destas categorias tem como responsabilidades:

  • Desenvolver e implantar sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos;
  • Administrar ambiente informatizado, prestando suporte técnico ao cliente, treinamento e elaboração da documentação técnica;
  • Estabelecer padrões, coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados e pesquisar tecnologias em informática.

Tempo de Integralização do Curso

  • Mínimo de Períodos: 08 (oito)
  • Máximo de Períodos: 12 (doze)
  • Limite Máximo de Créditos no Período: 34 (trinta e quatro)

Regime do Curso

  • Ingresso: anual, através do SISU e PSC
  • Funcionamento: semestral
  • Vagas: 50 (50% preenchidas pelo SISU e 50% pelo PSC)
  • Modalidade: presencial
  • Turno de Oferta: vespertino e noturno

Objetivos do Curso

A Universidade Federal do Amazonas entende que o comprometimento do homem com a sua região é fator preponderante no desenvolvimento social e tecnológico, desta forma visa à formação de profissionais na área de Computação e Informática para atuarem em pesquisa, gestão, desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias de informação aplicadas nas organizações. 

Para atingir este objetivo, o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação deve propiciar formação básica sólida em Ciência da Computação, Matemática e Sistemas de Informação. Além disso, o curso deve propiciar formação tecnológica, formação complementar com ênfase no estudo das organizações, formação humanística e formação suplementar.


Objetivos Específicos:

  • Formar profissionais, para a área de sistemas de informação, comprometidos com o desenvolvimento de novos projetos e com a pesquisa, buscando um encaminhamento básico para estudos de pós-graduação;
  • Formar profissionais aptos a planejar, projetar e implementar sistemas computacionais de software e hardware;
  • Proporcionar condições para a formação do líder e o desenvolvimento de habilidades para a capacitação do trabalho em equipe;
  • Desenvolver tarefas de análise e projeto de sistemas em empresas de desenvolvimento de software e Centros de Informação de empresas que utilizem/desenvolvam produtos de computação; 
  • Desenvolver projetos para construção de sistemas de computadores, redes de teleprocessamento, sistemas distribuídos e automação de escritórios e de plantas industriais;
  • Formar lideranças, capacitando-os ao desenvolvimento de habilidades de gerenciamento;
  • Desenvolver o empreendedorismo em computação, fornecendo uma visão geral do mercado e das oportunidades para a indústria de software e hardware.

Perfil do Egresso

O ingressante no Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação forma um grupo bastante heterogêneo proveniente do ensino médio cursado em escolas públicas, escolas particulares, cursos supletivos ou cursos técnicos. O perfil desejado do ingressante abrange as competências desenvolvidas no âmbito do ensino médio, com ênfase na capacidade para comunicação oral e escrita e alguma habilidade lógico-matemática para relacionar conhecimentos específicos. Estas características e habilidades são buscadas por meio de concurso vestibular, realizado anualmente com ingresso dos aprovados ocorrendo no primeiro semestre letivo de cada ano.
O papel do egresso na sociedade será o de agente transformador no mercado, capaz de provocar mudanças utilizando novas metodologias na solução dos problemas e viabilizando novos tipos de atividades. O bacharel em Sistemas de Informação terá um perfil caracterizado por:

  • Formação humanística, de modo a torná-lo mais participativo na vida comunitária com vistas a atender necessidades da sociedade, analisando seus problemas e propondo soluções de tecnologias da informação;
  • Formação multidisciplinar e complementar básica das ciências sociais aplicadas, permitindo-lhe uma visão da dinâmica organizacional e do empreendedorismo, possibilitando o desenvolvimento de suas habilidades pessoais e profissionais e uma melhor compreensão do mundo e da sociedade;
  • Formação generalista em computação, habilitando-o tanto no campo técnico como no científico, com capacidade de estabelecer um elo entre as tendências da informática e a aplicação das suas técnicas na solução de problemas organizacionais;
  • Formação tecnológica, permitindo-lhe o conhecimento das diversas tecnologias da informação dando-lhe subsídios para reconhecer, definir e aplicar a melhor solução para resolução de problemas na sociedade e nas organizações, além de torná-lo apto a absorver novas tecnologias de acordo com a dinâmica profissional e empresarial;
  • Aptidão para o aprofundamento de seus estudos, de forma pessoal ou em nível de pósgraduação, possibilitando seu desenvolvimento e crescimento profissional.

Área de Atuação do Profissional

O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação visa desenvolver um profissional comprometido com a aplicação das soluções nas organizações administrativas no que concerne aos problemas culturais, éticos e técnico-científicos, situados no estado da arte da ciência e tecnologia em computação, podendo o profissional atuar nos seguintes campos profissionais: 

  • Projeto e gerência de banco de dados; 
  • Análise, projeto, desenvolvimento e manutenção de sistemas;
  • Planejamento, implantação e gerência de ambientes de rede;
  • Consultoria e auditoria de sistemas de informação;
  • Planejamento e implantação de infra-estrutura de tecnologia de informação;
  • Gestão de sistemas de informação.

Os centros de atuação mais evidentes na estrutura atual do mercado de trabalho são as organizações públicas e privadas, indústrias, os centros de pesquisa instalados na Amazônia, as Instituições de Ensino Superior (públicas e particulares), as empresas produtoras de software, os grupos financeiros, as empresas de consultoria, os centros de processamento de dados e os centros de informática. Sem contar a necessidade de profissionais para o ensino, tanto no nível médio quanto superior em computação.

Atividades Complementares

As atividades complementares (AACC) constituem-se em ações de ensino, pesquisa e extensão de caráter obrigatório, a serem desenvolvidas pelo aluno no transcorrer do curso de Sistemas de Informação, totalizando 120 horas de atividades.

Que tipos de atividades podem ser aproveitadas?

Palestras, monitoria, estágio, mini-cursos na área, participação ou apresentação de artigos em conferências da área, entre muitas outras. Veja lista completa e número máximo de horas aproveitáveis no link: Normas Regulamentares das Atividades Complementares.

Como aproveitar as atividades realizadas?

A figura abaixo resume o processo de aproveitamento das AACC, desde o cadastro pelo aluno no site do IComp, até o lançamento delas no histórico escolar.

fluxo-aacc

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (CLIQUE weblink para DOWNLOAD)

 

Grupo 1 – Atividades de Promoção da Cidadania – CHM: 30h

 

COD

ATIVIDADE

DOCUMENTO COMPROBATÓRIO

 

1.0

Engajamento em trabalho comunitário em centros sociais, asilos, escolas, comunidades, hospitais, entidades filantrópicas, entre outras.

Relatório do trabalho realizado pelo aluno e carga horária declarada pelo professor supervisor da atividade.

Carga Horária Máxima: 15 h (cada)

 

Grupo 2 – Atividades de Intervenção Organizacional – CHM: 60h

 

COD

ATIVIDADE

DOCUMENTO COMPROBATÓRIO

 

2.1

Participação em projetos de consultoria.

Relatório de atividades do projeto de consultoria, com carga horária declarada pelo supervisor.

Carga Horária Máxima: 10 h (cada)

 

2.2

Estágio extracurricular vinculado à área do curso

Relatório do estágio, com carga horária declarada pelo supervisor.

Carga Horária Máxima: 30 h (cada)

 

2.3

Participação como membro de comissão organizadora de eventos científicos ou extensão.

Relatório do trabalho realizado pelo aluno, mais o certificado de participação com a carga horária declarada pelo professor coordenador do projeto.

Carga Horária Máxima: 15 h (cada)

 

2.4

Visita técnica às organizações.

Relatório da visita, com a carga horária declarada pelo professor.

Carga Horária Máxima: 05 h (cada)

 

Grupo 3 – Participação em Eventos Técnico-Científicos – CHM: 50h

 

COD

ATIVIDADE

DOCUMENTO COMPROBATÓRIO

 

3.1

Participação em eventos da SBC.

Certificado de participação.

Carga Horária Máxima: 10 h (cada)

 

3.2

Comparecimento a treinamentos, conferências e palestras isoladas na área do curso.

Certificado de participação, com carga horária declarada.

Carga Horária Máxima: 10 h (cada)

 

3.3

Participação em congressos, seminários, simpósios, conferências, fóruns, workshops, semana de curso, etc.

Certificado de participação.

Carga Horária Máxima: 10 h (cada)

 

3.4

Participação em defesas de mestrado.

Certificado de participação.

Carga Horária Máxima: 02 h (cada)

 

3.5

Participação em defesas de doutorado.

Certificado de participação.

Carga Horária Máxima: 04 h (cada)

Grupo 4 – Produção Técnico-Científica – CHM: 80h

COD

ATIVIDADE

DOCUMENTO COMPROBATÓRIO

4.1

Autor ou co-autor de artigo científico completo publicado em anais.

Artigo impresso, declaração de aceite e certificado de apresentação do artigo no evento.

Carga Horária Máxima: 20 h (cada)

4.2

Autor ou co-autor de artigo científico completo publicado em revistas.

Artigo impresso e declaração de aceite.

Carga Horária Máxima: 30 h (cada)

4.3

Autor ou co-autor de artigo científico resumido/expandido publicado em anais ou revistas de eventos científicos.

Artigo impresso e declaração de aceite.

Carga Horária Máxima: 15 h (cada)

4.4

Autor ou co-autor de capítulo de livro.

Apresentação de cópia da capa e índice do livro.

Carga Horária Máxima: 30 h (cada)

4.5

Premiação em trabalhos acadêmicos.

Apresentação de cópia do documento de premiação.

Carga Horária Máxima: 10 h (cada)

4.6

Relatórios de livros e filmes indicados.

Apresentação do relatório da análise crítica do livro/filme, acompanhado da avaliação do professor.

Carga Horária Máxima: 05 h (cada)

4.7

Palestrante em congressos, seminários, simpósios, conferências, fóruns, workshops, semana de curso, etc.

Apresentação do certificado de participação como palestrante.

Carga Horária Máxima: 10 h (cada)

4.8

 Palestrante em mini-cursos, oficinas ou mesas-redondas.

Apresentação do certificado de participação como palestrante.

Carga Horária Máxima: 15 h (cada)

4.9

Crítica de artigos e textos técnico-científicos.

Apresentação do relatório da análise crítica do artigo ou texto, acompanhado da avaliação do professor.

Carga Horária Máxima: 05 h (cada)

4.10

Mediador de mesas-redondas

Apresentação do certificado de participação como mediador.

Carga Horária Máxima: 10 h (cada)

 

Grupo 5 – Iniciação Científica – CHM: 80h

 

COD

ATIVIDADE

DOCUMENTO COMPROBATÓRIO

 

5.1

Participação em projetos de pesquisa aprovados e concluídos com bolsas do PIBIC.

Relatório de atividades do aluno, acompanhado da avaliação do professor coordenador do projeto.

Carga Horária Máxima: 40 h (cada)

 

5.2

Participação em projetos de pesquisa aprovados em outros programas.

Relatório de atividades do aluno, acompanhado da avaliação do professor coordenador do projeto.

Carga Horária Máxima: 40 h (cada)

 

Grupo 6 – Monitoria – CHM: 60h

 

COD

ATIVIDADE

DOCUMENTO COMPROBATÓRIO

 

6.1

Participação em monitoria.

Relatório das atividades do aluno, acompanhado da avaliação do professor orientador.

Carga Horária Máxima: 30 h (cada)

Grupo 7 – Extensão – CHM: 60h

COD

ATIVIDADE

DOCUMENTO COMPROBATÓRIO

7.1

Ministrante de curso de extensão PACE/PIBEX.

Plano de trabalho do projeto e relatório das atividades do aluno, acompanhado da avaliação do professor coordenador.

Carga Horária Máxima: 20 h (cada)

Grupo 8 – Programa de Educação Tutorial – CHM: 60h

COD

ATIVIDADE

DOCUMENTO COMPROBATÓRIO

8.1

Participação em Programa de Educação Tutorial – PET

Relatório das atividades do aluno, acompanhado da avaliação do professor coordenador do PET.

Carga Horária Máxima: 30 h (cada)

Grupo 9 – Optativas Excedentes – CHM: 60h

COD

ATIVIDADE

DOCUMENTO COMPROBATÓRIO

9.1

Carga Horária Optativa Excedente

Cópia do histórico escolar, comprovando a aprovação na disciplina.

Carga Horária Máxima: 60 h (cada)

       

*CHM = Carga Horária Máxima a ser registrada