Sobre o Curso

 

O curso de Bacharelado em Engenharia de Software apresenta direcionamentos que possibilitam a formação de um profissional capaz de conduzir o processo de desenvolvimento de software para atender diversas demandas em diferentes domínios que requeiram solução computacional, levando em consideração as capacidades dos seres humanos e das máquinas, balizado pelos custos envolvidos e impactos sobre a sociedade. Esta atuação dá-se através de metodologias e técnicas destinadas a projetar, modelar, analisar e resolver problemas com competência, criatividade, senso crítico e ética.

Identificação do Curso

O curso reflete o trabalho pioneiro desenvolvido ao longo de diversos anos, dentro de um reconhecido padrão de qualidade profissional. 

Tempo de Integralização do Curso

Regime do Curso

Objetivos do Curso

A Universidade Federal do Amazonas entende que o comprometimento do homem com a sua região é fator preponderante no desenvolvimento social e tecnológico. Dessa forma, o curso de Bacharelado em Engenharia de Software visa proporcionar a formação de profissionais na área de Computação e Informática para atuarem na gestão, desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias computacionais aplicadas nas organizações e também na pesquisa na área da computação.

Para atingir esse objetivo, o curso de Bacharelado em Engenharia de Software deve propiciar formação básica sólida em Fundamentos da Computação, Matemática, Resolução de Problemas Computacionais e nos fundamentos da Engenharia de Sotware. Além disso, o curso deve propiciar formação tecnológica, formação complementar com ênfase no estudo das organizações, formação humanística e formação suplementar:

  1. Formar profissionais, para a área de Engenharia de Software, com ética e competência técnica para suprir as necessidades do mercado de computação da Região Amazônica;
  2. Formar profissionais aptos a resolver problemas computacionais complexos, a desenvolver novos algoritmos, sistemas, provas, métodos e métricas relacionados à Computação;
  3. Formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento de novos projetos e com a pesquisa, buscando proporcionar base sólida para estudos de pós-graduação;
  4. Proporcionar condições para a formação de liderança capacitando-os ao desenvolvimento de habilidades de gerenciamento e o desenvolvimento de habilidades para a capacitação do trabalho em equipe;
  5. Desenvolver o empreendedorismo em computação e o senso crítico do egresso, fornecendo uma visão geral do mercado e das oportunidades para a indústria de software e hardware, para não só trabalhar no mercado de informática como também para ajudar em seu crescimento através da criação de novas empresas e oportunidades de negócios em computação;
  6. Permitir que o egresso encare com naturalidade o surgimento de novas tecnologias e métodos, sendo capaz de compreendê-los e utilizá-los em seu exercício profissional;
  7. Desenvolver projetos que relacionem a academia com a indústria de forma que os conhecimentos adquiridos na universidade sejam colocados em prática no contexto industrial, permitindo assim a inserção facilitada dos egressos.

Perfil do Egresso

O egresso terá, na sociedade, o papel de agente transformador no mercado, capaz de aplicar habilidades e conhecimento para exercer funções em variadas áreas relacionadas à Engenharia de Software ou afins. O egresso deve apresentar conhecimentos teóricos, conhecimentos práticos de técnicas para computação e conhecimentos das tecnologias utilizadas para implementação e implantação de software, bem como maturidade pessoal, atitude e capacidade de adaptação para trabalhar em soluções computacionais para problemas da sociedade. O bacharel em Engenharia de Software terá um perfil caracterizado por:

  1. Possuir sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Produção, visando a criação de sistemas de software de alta qualidade de maneira sistemática, controlada, eficaz e eficiente que levem em consideração questões ética, sociais, legais e econômicas;
  2. Criar soluções, individualmente ou em equipe, para problemas complexos caracterizados por relações entre domínios de conhecimentos e de aplicação;
  3. Ser capaz de agir de forma reflexiva na construção de software, compreendendo o seu impacto direto ou indireto sobre as pessoas e a sociedade; 
  4. Entender o contexto social no qual a construção de software é praticada;
  5. Compreender os aspectos econômicos e financeiros, associados a novos produtos e organizações;
  6. Reconhecer o caráter fundamental da inovação e da criatividade e compreendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.
  1. Tornar o profissional mais participativo na vida comunitária com vistas a atender necessidades da sociedade, analisando seus problemas e propondo soluções computacionais de forma a contribuir com a construção e evolução da sociedade presente e futura;
  2. Ser uma pessoa ética, cidadã e profissional, cumprindo deveres, respeitando as diferenças culturais, sociais e religiosas;
  3. Compreender a atuação profissional como uma forma de intervenção do indivíduo na sociedade, possuindo visão crítica, respeitando às pessoas, à ética, à legislação vigente, assim como saber trabalhar em equipe;
  4. Possuir visões de empreendedorismo, demonstrando proatividade, iniciativa; Estar preparado para assumir riscos, possuir motivação para planejar e atingir resultados promissores;
  5. Ser criativo e inovador na proposição de soluções para os problemas e oportunidades identificados nas organizações;
  6. Expressar ideias de forma clara, empregando técnicas de comunicação apropriadas para cada situação.
  1. Possuir uma visão da dinâmica organizacional, possibilitando o desenvolvimento de suas habilidades pessoais e profissionais e uma melhor compreensão do mundo e da sociedade;
  2. Capacidade para identificar e especificar problemas para investigação, aplicando métodos científicos adequados e difusão desse conhecimento na sociedade;
  3. Ser capaz de transmitir o conhecimento adquirido como meio de contribuir para a evolução da sociedade;
  4. Ser capaz de interagir com outras profissões a fim de compreender a realidade dos mesmos para então ter habilidade na resolução de possíveis problemas envolvendo soluções computacionais.
  1. Possuir habilidades tanto no campo técnico como no científico, com capacidade de estabelecer um elo entre as tendências da computação e a aplicação das suas técnicas na solução dos mais diversos problemas;
  2. Ser capaz de obter novos conhecimentos de forma autônoma e contínua;
  3. Ser capaz de buscar o aprofundamento de seus estudos, de forma pessoal ou em nível de pós-graduação (latu sensu ou stricto sensu), possibilitando seu desenvolvimento e crescimento profissional, buscando continuamente a atualização de seus conhecimentos.

Área de Atuação do Profissional

Empresas de software, setores de tecnologia da informação de instituições públicas e privadas, centros de pesquisa e pós-graduação, bem como em outras áreas onde a tecnologia de computação auxilia no seu funcionamento e desenvolvimento. Além dessas, o profissional pode atuar de forma independente, empreendendo o seu próprio negócio (por exemplo, consultoria, desenvolvedor autônomo, entre outros).