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Curso de Nivelamento do Calouro de Ciência da Computação 2016

Carta de convocação

Prezado(a) calouro(a),

Neste nosso primeiro contato, o Instituto de Computação (IComp) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) vem parabenizá-lo(a) pelo ingresso no curso de Ciência da Computação. Para facilitar a sua ambientação com o ritmo de estudos exigidos pelo curso de graduação, convidamos você a participar do Curso de Nivelamento do Calouro, promovido pelo Centro Acadêmico de Ciência da Computação (CACi.Com) em parceria com o IComp.

  • Período de realização: 18 de abril a 31 de maio de 2016
  • Horário: 8h00 às 12h00
  • Local: sala 104/105 do Bloco 6 do Instituto de Ciências Exatas (ICE)

Por favor, confirme sua presença (ou ausência) através do seguinte contato: Prof. Leandro Galvão (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.).

Se preferir, você pode nos telefonar, através dos números 3305-1193, 3305-2808 ou 3305-2809, para tirar dúvidas relativas ao Curso de Nivelamento.

Programação

Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
08:00 às 10:00 Pré Cálculo Linux / LaTeX Pré Cálculo Linux / LaTeX Pré Cálculo
10:00 às 12:00 Introdução à Computação com Python Pré Álgebra Linear Introdução à Computação com Python Pré Álgebra Linear Introdução à Computação com Python

Como chegar à UFAM utilizando transportes públicos

  • Linhas de ônibus que percorrem dentro do campus da UFAM: 125 – 616 – 352 – Integração¹
  • Linhas de ônibus que saem do T2 (Terminal 2 – Cachoeirinha) e passam pela entrada da UFAM: 650 – 457 – 460 – 542
  • Linhas de ônibus que saem do T3 (Terminal 3 – Cidade Nova) e percorrem dentro da UFAM: 352
  • Linhas de ônibus que saem do T4 (terminal 4 – Jorge Teixeira) e passam pela entrada da UFAM: 650 – 352
  • Linhas de ônibus externos que não entram nos terminais mas passam pela entrada da UFAM: 002 – 006 – 213 – 215

 ¹ INTEGRAÇÃO: Linha de ônibus gratuita que transporta os usuários de ônibus do exterior do campus para o interior do campus da UFAM, passa pelo Setor Sul e finaliza seu itinerário no Setor Norte (ICHL). O Integração possui duas paradas externas, uma em frente ao Bairro Coroado I e a outra em frente ao INPA.


 

No Setor Norte do campus da UFAM encontra-se a parada final das linhas 125 e 616. Por esse motivo, os usuários de ônibus podem embarcar de forma gratuita nessas linhas se estiverem na parada da entrada do campus universitário.

Abaixo segue três links de todas as linhas de ônibus da cidade e o mapa que caminho cada linha faz.

Como chegar ao IComp?

O Instituto de Computação (IComp) está localizado no setor norte do campus da Ufam, entre a Faculdade de Tecnologia (FT) e o Instituto de Ciências Exatas (ICE).

 

 

Perfis de Formação

Nos dois últimos períodos, o aluno do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFAM poderá se especializar em uma subárea da Computação que seja de seu interesse. Visando reforçar sua preparação para a vida profissional no mercado de trabalho ou acadêmica em cursos de pós-graduação, o aluno poderá alocar os 20 (vinte) créditos optativos entre as disciplinas oferecidas por um dos seguintes oito perfis:

  1. Formação Generalista
  2. Banco de Dados e Recuperação de Informação
  3. Inteligência Artificial
  4. Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
  5. Sistemas Embarcados
  6. Engenharia de Software
  7. Visão Computacional e Robótica
  8. Otimização, Algoritmos e Complexidade Computacional

As disciplinas optativas elencadas para cada um dos perfis acima representam um aprofundamento de alguma disciplina obrigatória ofertada na matriz curricular.

Projeto Pedagógico de Curso (PPC)

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é o instrumento de concepção de ensino e aprendizagem de qualquer curso de ensino superior no Brasil regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC).

O PPC deve contemplar o conjunto de diretrizes organizacionais e operacionais que expressam e orientam a prática pedagógica do curso, sua estrutura curricular, as ementas, a bibliografia, o perfil profissional dos concluintes e tudo quanto se refira ao desenvolvimento do curso, obedecidas as diretrizes curriculares nacionais, estabelecidas pelo MEC.

Na elaboração do atual PPC do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFAM, foram levadas em consideração as atuais demandas do mercado de trabalho em computação e informática, e o curriculo de referência da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Adicionalmente, o novo PPC está alinhado com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação, aprovadas pela Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação em 8 de março de 2012, através do Parecer CNE/CES nº 136/2012 (link).

Acesse aqui o Projeto Pedagógico do Curso de Ciência da Computação (versão 2012/2).

Perfis de Formação

A partir do segundo período, o discente do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFAM poderá se especializar em uma subárea da Computação que seja de seu interesse. O estudante poderá alocar os 20 (vinte) créditos eletivos e os 12 (doze) créditos optativos entre as disciplinas pertencentes a um dos seguintes perfis:

  1. Formação Generalista
  2. Banco de Dados e Recuperação de Informação
  3. Inteligência Artificial
  4. Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
  5. Sistemas Embarcados
  6. Engenharia de Software
  7. Visão Computacional e Robótica
  8. Otimização, Algoritmos e Complexidade Computacional

As disciplinas optativas elencadas para cada um dos perfis acima representam um aprofundamento de alguma disciplina obrigatória ofertada na matriz curricular.

Projeto Pedagógico de Curso (PPC)

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é o instrumento de concepção de ensino e aprendizagem de qualquer curso de ensino superior no Brasil regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC).

O PPC deve contemplar o conjunto de diretrizes organizacionais e operacionais que expressam e orientam a prática pedagógica do curso, sua estrutura curricular, as ementas, a bibliografia, o perfil profissional dos concluintes e tudo quanto se refira ao desenvolvimento do curso, obedecidas as diretrizes curriculares nacionais, estabelecidas pelo MEC.

Este projeto pedagógico está baseado nas diretrizes curriculares dos cursos de Computação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), nas Diretrizes para a avaliação dos cursos de Computação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2014, no perfil do corpo docente do Instituto de Computação da UFAM, e no Parecer CNE/CES nº 136/2012, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação.    

Acesse aqui o Projeto Pedagógico do Curso de Ciência da Computação (versão 2016/1).

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