Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Estágio Não Obrigatório

O estágio supervisionado não é uma atividade obrigatória prevista em currículo do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFAM. Esse fato é preconizado pelo Parecer CNE/CES Nº 136/2012 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação.

No entanto, o aluno pode optar por realizar o Estágio Não Obrigatório. Para tanto, a empresa onde o aluno deseja estagiar deverá celebrar Convênio de Estágio com a UFAM e assinar Termo de Compromisso para a realização de estágio. Modelos desses documentos estão disponíveis na página do Departamento de Programas Acadêmicos (DPA) da PROEG.

Definição

O estágio é um procedimento didático-pedagógico de competência da Instituição de Ensino, a quem cabe decisão sobre a matéria.

Artigo 3º decreto 87.497 de 18/08/1982.

Portanto, emprego não é estágio. Estágio implica em aprendizado, quando o aluno tem a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos nas disciplinas de graduação em um ambiente organizacional, como forma de iniciação à profissionalização. Por outro lado, emprego implica em vínculo e em responsabilidades com uma empresa. Ou seja, no estágio, a graduação é prioridade. No emprego, a graduação é mero adorno.

Papel da UFAM

Zelar pela estreita aderência entre estágio e currículo, verificar compatibilidade entre horário escolar e estágio, orientar o estágio para viabilizar experiências práticas complementares, e acompanhar a vida acadêmica do aluno, evitando retenção acadêmica.

Legislação

O estágio é regulamentado pela Lei 11.788 de 25/09/08, e internamente através da Resolução 067/2011-CEG/CONSEPE.

Antes da realização do estágio, o discente deverá procurar o Coordenador de Curso para que este assine o termo de compromisso de estágio. 

Mais detalhes no site da PROEG.

Aproveitamento

Na versões 2016 e 2012 do currículo, o Estágio Não Obrigatório pode ser aproveitado de duas maneiras:

  1. Na disciplina ICC150 – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conforme regras específicas, entre elas a produção de uma monografia.
  2. Nas Atividades Complementares, conforme regras específicas.

Na versão 2001 do currículo, o Estágio Não Obrigatório pode ser aproveitado como Atividade Institucional. Podem ser aproveitados até 16 créditos optativos, respeitando-se os seguintes critérios:

  • Máximo de 04 créditos por período letivo em atividade de Estágio, cuja duração total não pode ultrapassar dois anos, como previsto em lei.
  • O total de créditos em Atividades Institucionais (Estágio, PIBIC, Monitoria, projetos, etc.) não deve ultrapassar o limite de 20,  conforme Art.10 da Resolução Nº 021/2007 – CONSEPE, de 27.04.2007.
You are here: Home Graduação Cursos de Graduação Ciência da Computação Estágio Não Obrigatório