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Sobre o Curso

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação é resultado de um processo de consolidação do ensino e pesquisa em Ciência da Computação no norte do país, estando em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação - MEC, também atendendo à Nova lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.

Ciência da Computação

Identificação do Curso

O curso reflete o trabalho pioneiro desenvolvido ao longo de diversos anos, dentro de um reconhecido padrão de qualidade profissional. 

  • Curso: Ciência da Computação
  • Título: Bacharel em Ciência da Computação
  • Área de conhecimento: Ciências Exatas
  • Código do curso no Portal do Aluno: IE08

Aspectos Legais do Curso

  • Autorização: Resolução nº 059/02/CONSEPE, de 2002, que alterou a denominação do antigo curso de Processamento de Dados, instituído pela Resolução nº 032/85/CONSUNI, de 1985. Consolidado pela Portaria nº 1093/85 e referendado pela Resolução n° 012/85/CONSUNI.
  • Reconhecimento: Reconhecido pela Portaria nº 277/MEC, de 25/04/1988, publicada no Diário Oficial da União de 27/04/1988, e subsidiada pelo Parecer nº 194/88/CFE.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria nº 286/SERES/MEC de 21/12/2012, publicada no Diário Oficial da União nº 249 de 27/12/2012, páginas 13 e 115.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria nº 1.098/SERES/MEC de 24/12/2015, publicada no Diário Oficial da União nº 247 de 28/12/2015, página 74.x

Tempo de Integralização do Curso

  • Mínimo: 04 anos
  • Máximo: 06 anos (conforme Resolução Nº 037/2011 - CEG/CONSEPE) (veja neste link)

Regime do Curso

  • Ingresso: anual, através do SISU e PSC
  • Funcionamento: semestral
  • Vagas: 56 (50% preenchidas pelo SISU e 50% pelo PSC)
  • Modalidade: presencial
  • Turno de Oferta: Integral

Objetivos do Curso

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem como objetivo possibilitar uma formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes habilidades e competências:

  1. Compreender os fatos essenciais, os conceitos, os princípios e as teorias relacionadas à Ciência da Computação e às aplicações de software e hardware;
  2. Reconhecer a importância do pensamento computacional no cotidiano e sua aplicação em circunstâncias apropriadas e em domínios diversos;
  3. Identificar e gerenciar os riscos que podem estar envolvidos na operação de equipamentos de computação (incluindo os aspectos de dependabilidade e segurança);
  4. Identificar e analisar requisitos e especificações para problemas específicos e planejar estratégias para suas soluções;
  5. Especificar, projetar, implementar, manter e avaliar sistemas baseados em computação, empregando teorias, práticas e ferramentas adequadas;
  6. Conceber soluções computacionais a partir de decisões visando o equilíbrio de todos os fatores envolvidos.
  7. Empregar metodologias que visem garantir critérios de qualidade ao longo de todas as etapas de desenvolvimento de uma solução computacional;
  8. Analisar quanto um sistema baseado em computadores atende os critérios definidos para seu uso corrente e futuro (adequabilidade);
  9. Gerenciar projetos de desenvolvimento de sistemas computacionais;
  10. Aplicar temas e princípios recorrentes, como abstração, complexidade, princípio de localidade de referência (caching), compartilhamento de recursos, segurança, concorrência, evolução de sistemas, entre outros, e reconhecer que esses temas e princípios são fundamentais à área de Ciência da Computação;
  11. Escolher e aplicar boas práticas e técnicas que conduzam ao raciocínio rigoroso no planejamento, na execução e no acompanhamento, na medição e gerenciamento geral da qualidade de sistemas computacionais.

Perfil do Egresso

Não há Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas para o Curso de Ciência da Computação. Por isso, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) recomenda direcionar o egresso para enfrentar as frequentes modificações tecnológicas e suas tendências, desenvolvendo novas tecnologias em computação e dominando as atuais.
As características desejadas para o egresso do curso são dividas em três aspectos:

Aspectos Gerais

  • Capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas;
  • Formação humanística permitindo a compreensão do mundo e da sociedade, e o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo e de comunicação e expressão;
  • Formação em negócios, permitindo uma visão da dinâmica organizacional;
  • Preocupação constante com a atualização tecnológica e com o estado da arte;
  • Domínio da língua inglesa para leitura técnica na área;
  • Conhecimento básico das legislações trabalhista e de propriedade intelectual.

Aspectos Técnicos

  • Processo de projeto para construção de soluções de problemas com base científica;
  • Modelagem e especificação de soluções computacionais para diversos tipos de problemas;
  • Validação da solução de um problema de forma efetiva;
  • Projeto e implementação de sistemas de computação;
  • Critérios para seleção de software adequados às necessidades empresariais, industriais, administrativas de ensino e de pesquisa.

Aspectos Ético-Sociais

  • Respeito aos princípios éticos da área de computação;
  • Atenção para a melhoria das condições de trabalho dos usuários, sem causar danos ao meio-ambiente;
  • Preocupação com a facilidade do acesso e a disseminação do conhecimento na área de computação;
  • Visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade.

Área de Atuação do Profissional

Empresas de software, setores de tecnologia da informação de instituições públicas e privadas, centros de pesquisa e pós-graduação, bem como em outras áreas onde a tecnologia de computação auxilia no seu funcionamento e desenvolvimento. Além dessas, o profissional pode atuar de forma independente, empreendendo o seu próprio negócio (por exemplo, consultoria, desenvolvedor autônomo, entre outros).

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